Saiba mais sobre as categorias, objetivos de cada mensagem e exemplos, conforme as especificações da Meta.
Os modelos de marketing são os mais flexíveis. Eles permitem que as empresas atinjam uma ampla gama de objetivos, desde gerar reconhecimento até impulsionar vendas e muito mais.
Objetivo da mensagem: Reconhecimento
Meta de negócios: Gere conhecimento sobre seus negócios, produtos ou serviços entre os clientes que se inscreveram para receber mensagens da sua empresa no WhatsApp.
Exemplos de modelo:
"Você sabia? Instalamos uma nova torre na sua região para você aproveitar uma experiência de rede otimizada. Para saber mais, acesse nosso site {{1}}."
"A festa Diwali está chegando! Junte-se a nós às {{1}} do dia 24 de outubro para celebrar com seus amigos e sua família. Para saber mais sobre o evento clique em {{2}}."
"Procurando um refúgio para a nova estação? Acabamos de inaugurar nosso mais novo resort em {{1}}, que é o lugar perfeito para você relaxar. Saiba mais aqui: {{2}}"
Objetivo da mensagem: Vendas
Meta de negócios: Envie ofertas gerais aos clientes relacionadas a eventos, cupons ou outro tipo de conteúdo destinado a impulsionar a venda dos seus produtos, ou serviços.
Exemplos de modelo:
"Aproveite 15% de desconto no seu próximo pedido. Use o código CLIENTEFIEL15 ao finalizar a compra. Acesse nosso site aqui {{1}}."
"Indicação → desconto! Use o código AMIGO para que você e sua indicação ganhem R$ 10 de desconto no próximo pedido."
"Viaje na nossa cabine premium para aproveitar mais benefícios, como espaço adicional para as pernas e embarque prioritário. Clique em {{1}} ou entre no nosso app para fazer o upgrade."
"Temos um cartão de crédito pré-aprovado especialmente para você! Aproveite uma oferta inicial de {{1}} ao se inscrever usando seu link personalizado: {{2}}."
"Não se esqueça! Somente hoje, ganhe pontos em dobro nas suas compras. Visite a loja mais próxima e use seu número de telefone na finalização da compra."
Objetivo da mensagem: Redirecionamento
Meta de negócios: Crie ofertas relevantes ou outras chamadas para ação direcionadas a clientes que talvez tenham acessado seu site, usado seu app ou interagido com seus produtos e serviços.
Exemplos de modelo:
"Não perca seus programas favoritos! Renove sua assinatura agora mesmo: {{1}}."
"Você deixou itens no carrinho! Não se preocupe, nós salvamos os produtos para você. Clique aqui para finalizar a compra agora: {{1}}."
"Agradecemos por visitar nosso site. Garanta seu plano de saúde com apenas alguns cliques. Continue aqui: {{1}}."
"Você não concluiu o cadastro! Faça login no seu perfil aqui para continuar de onde parou: {{1}}."
"Sentimos sua falta! Junte-se a nós para curtir uma tarde ou noite de diversão com sua família. Clique aqui para fazer a reserva a uma taxa especial: {{1}}."
Objetivo da mensagem: Promoção do app
Meta de negócios: Solicite que os clientes instalem ou realizem uma ação específica com seu app.
Exemplos de modelo:
"Você sabia? Agora você pode finalizar a compra no nosso app. Baixe aqui {{1}} para conferir nossa experiência simplificada."
"Agradecemos por usar nosso app. Percebemos que você não usou o recurso mais recente, {{1}}. Clique aqui {{2}} para saber mais sobre os benefícios da nova funcionalidade."
"Somente no app: 20% de desconto esta semana! Use o código VERAO20 para economizar em looks selecionados. Para baixar o app, clique aqui: {{1}}."
"Olá, {{1}}, sua conexão {{2}} entrou para nossa comunidade recentemente. Envie uma mensagem de boas-vindas hoje mesmo: {{1}}"
Objetivo da mensagem: Criar relacionamentos com os clientes
Meta de negócios: Fortaleça o relacionamento com os clientes por meio de mensagens personalizadas ou iniciando novas conversas.
Exemplos de modelo:
"{{1}}, você achou que tínhamos esquecido? Sem chance. Feliz aniversário! Desejamos a você muitas felicidades neste novo ano."
"À medida que nos aproximamos do final do ano, refletimos sobre o que nos motiva: você. Agradecemos por você ser um cliente valioso. Esperamos continuar atendendo às suas necessidades."
"Olá, sou o novo assistente virtual. Posso fornecer suporte ou ajudar você a encontrar produtos. Se eu puder ajudar, basta entrar em contato!"
Os modelos de utilidade são disparados por uma ação ou solicitação do usuário. Eles devem incluir informações específicas sobre a transação, conta, assinatura ou interação ativa, ou em andamento a que se referem. Por exemplo, uma confirmação de compra precisa conter o número do pedido.
Objetivo da mensagem: Gerenciamento de aceitação no WhatsApp
Meta de negócios: Confirme que o cliente concordou em receber mensagens no WhatsApp como um acompanhamento da aceitação coletada por meio de outros canais (como site ou e-mail). Também é preciso confirmar a recusa do recebimento de mensagens.
Exemplos de modelo:
"Agradecemos por confirmar a aceitação! Está tudo certo. Agora, você receberá notificações via WhatsApp."
"Agradecemos por confirmar sua preferência de cancelamento. Você não receberá mais mensagens nossas no WhatsApp."
Objetivo da mensagem: Gerenciamento de pedidos
Meta de negócios: Confirme, atualize ou cancele um pedido, ou uma transação com um cliente usando detalhes específicos no corpo da mensagem.
Exemplos de modelo:
"Obrigado! Seu pedido {{1}} foi confirmado. Avisaremos assim que seu pacote estiver a caminho."
"Viva! Seu pedido {{1}} está a caminho. Número de rastreamento do pacote: {{2}}. O prazo estimado para entrega é {{3}}."
"Um item do seu pedido {{1}} está aguardando estoque. Entraremos em contato novamente com uma data estimada de envio. Se você quiser cancelar o pedido e receber um reembolso, clique aqui: {{2}}"
"Recebemos o item do seu pedido {{1}}. O reembolso referente a {{2}} foi processado. Agradecemos por usar nossos serviços."
Objetivo da mensagem: Alertas ou atualizações da conta
Meta de negócios: Envie atualizações importantes da conta, incluindo alertas urgentes, informações de segurança, lembretes de pagamento e outras informações relevantes sobre produtos e serviços já adquiridos ou assinados.
Essas mensagens não devem ter a intenção de fazer o upsell nem vendas cruzadas de novos produtos ou serviços.
Exemplos de modelo:
"A atualização diária da conta com final {{1}}: seu saldo é {{2}}."
"Lembrete: seu pagamento mensal pela assinatura do serviço {{1}} será faturado em {{2}} no cartão salvo nos nossos registros."
"Para terminar de configurar seu perfil, você precisa carregar uma foto. Clique aqui para enviar o arquivo: {{1}}."
"O produto do pedido {{1}} feito em {{2}} foi recolhido. Clique aqui {{3}} para saber mais."
"Há um alerta de tornado na sua área. Recomendamos que você permaneça em casa até as {{1}} horas de hoje."
Objetivo da mensagem: Pesquisas de feedback
Meta de negócios: Colete feedback sobre pedidos anteriores, além de interações ou relacionamentos atuais com clientes.
Essas mensagens não devem exibir uma solicitação de feedback relacionado a possíveis oportunidades de upsell ou vendas cruzadas.
Exemplos de modelo:
"Entregamos seu pedido {{1}}! Se houver algum problema, entre em contato conosco aqui: {{2}}."
"Com seu feedback, podemos aprimorar nossos serviços. Clique aqui {{1}} para fazer uma avaliação sobre sua última visita a nossa loja {{2}}. Desde já, agradecemos sua participação."
"Recentemente, você conversou conosco online sobre o pedido {{1}}. Como foi sua experiência? Clique aqui para responder a uma breve pesquisa: {{2}}."
Objetivo da mensagem: Continuar uma conversa no WhatsApp
Meta de negócios: Envie uma mensagem para iniciar uma interação no WhatsApp que começou em outro canal.
Essas mensagens não devem ser iniciadas sem que o usuário tenha solicitado que a conversa seja movida para o WhatsApp.
Exemplos de modelo:
"Olá! Vejo que você solicitou suporte por meio do nosso bate-papo online. Sou o assistente virtual do WhatsApp. Posso ajudar você?"
"Olá, {{1}}, estamos respondendo à sua ligação com o atendimento ao cliente ocorrida em {{2}}. Encaminhamos seu caso para a próxima etapa. Entre na sua conta para continuar: {{3}}."
Com modelos de autenticação, as empresas podem autenticar usuários com senhas de uso único (em geral, códigos alfanuméricos de 4 a 8 dígitos) em várias etapas do processo de login (por exemplo, verificação/recuperação de conta e desafios de integridade).
Os modelos de autenticação são os mais restritos. Para um modelo ser classificado como "autenticação", a empresa deve:
usar os modelos de mensagem de autenticação predefinidos do WhatsApp, que contam com complementos opcionais, como avisos legais de segurança e notificações de expiração;
configurar um botão de senha descartável (copiar código ou um toque);
respeitar as restrições de conteúdo: não permitimos o uso de URLs, mídias e emojis em parâmetros ou no conteúdo dos modelos de autenticação. No caso dos parâmetros, também há o limite máximo de 15 caracteres.
Definição: Código de autenticação
Exemplos de modelo:
"{{1}} é seu código de verificação."
"{{1}} é seu código de verificação. Para sua segurança, não compartilhe esse código."
"{{1}} é seu código de verificação. Esse código expira em 15 minutos."