Categorias de conversa

Saiba mais sobre as categorias, objetivos de cada mensagem e exemplos, conforme as especificações da Meta

Modelos de marketing

Os modelos de marketing são os mais flexíveis. Eles permitem que as empresas atinjam uma ampla gama de objetivos, desde gerar reconhecimento até impulsionar vendas e muito mais.

Objetivo da mensagem: Reconhecimento 

Meta de negócios: Gere conhecimento sobre seus negócios, produtos ou serviços entre os clientes que se inscreveram para receber mensagens da sua empresa no WhatsApp. 

Exemplos de modelo:

Objetivo da mensagem: Vendas 

Meta de negócios: Envie ofertas gerais aos clientes relacionadas a eventos, cupons ou outro tipo de conteúdo destinado a impulsionar a venda dos seus produtos, ou serviços.​ 

Exemplos de modelo:


Objetivo da mensagem: Redirecionamento

Meta de negócios: Crie ofertas relevantes ou outras chamadas para ação direcionadas a clientes que talvez tenham acessado seu site, usado seu app ou interagido com seus produtos e serviços.

Exemplos de modelo:


Objetivo da mensagem: Promoção do app

Meta de negócios: Solicite que os clientes instalem ou realizem uma ação específica com seu app.

Exemplos de modelo: 


Objetivo da mensagem: Criar relacionamentos com os clientes

Meta de negócios: Fortaleça o relacionamento com os clientes por meio de mensagens personalizadas ou iniciando novas conversas.

Exemplos de modelo: 

Modelos de utilidade

Os modelos de utilidade são disparados por uma ação ou solicitação do usuário. Eles devem incluir informações específicas sobre a transação, conta, assinatura ou interação ativa, ou em andamento a que se referem. Por exemplo, uma confirmação de compra precisa conter o número do pedido.


Objetivo da mensagem: Gerenciamento de aceitação no WhatsApp

Meta de negócios: Confirme que o cliente concordou em receber mensagens no WhatsApp como um acompanhamento da aceitação coletada por meio de outros canais (como site ou e-mail). Também é preciso confirmar a recusa do recebimento de mensagens.

Exemplos de modelo: 


Objetivo da mensagem: Gerenciamento de pedidos

Meta de negócios: Confirme, atualize ou cancele um pedido, ou uma transação com um cliente usando detalhes específicos no corpo da mensagem. 

Exemplos de modelo: 


Objetivo da mensagem: Alertas ou atualizações da conta

Meta de negócios: Envie atualizações importantes da conta, incluindo alertas urgentes, informações de segurança, lembretes de pagamento e outras informações relevantes sobre produtos e serviços já adquiridos ou assinados.

Essas mensagens não devem ter a intenção de fazer o upsell nem vendas cruzadas de novos produtos ou serviços.

Exemplos de modelo: 


Objetivo da mensagem: Pesquisas de feedback

Meta de negócios: Colete feedback sobre pedidos anteriores, além de interações ou relacionamentos atuais com clientes.

Essas mensagens não devem exibir uma solicitação de feedback relacionado a possíveis oportunidades de upsell ou vendas cruzadas.

Exemplos de modelo:  


Objetivo da mensagem: Continuar uma conversa no WhatsApp

Meta de negócios: Envie uma mensagem para iniciar uma interação no WhatsApp que começou em outro canal.

Essas mensagens não devem ser iniciadas sem que o usuário tenha solicitado que a conversa seja movida para o WhatsApp.

Exemplos de modelo:

Modelos de autenticação

Com modelos de autenticação, as empresas podem autenticar usuários com senhas de uso único (em geral, códigos alfanuméricos de 4 a 8 dígitos) em várias etapas do processo de login (por exemplo, verificação/recuperação de conta e desafios de integridade).

Os modelos de autenticação são os mais restritos. Para um modelo ser classificado como "autenticação", a empresa deve:


Definição: Código de autenticação

Exemplos de modelo: